17 fevereiro, 2014

Outras técnicas e composições fotográficas...



             Na última aula aprendemos outras técnicas de fotografia. Essas técnicas são mais artísticas, mas também se encaixam perfeitamente ao fotojornalismo, dependendo da intenção da imagem na reportagem.
Aprendemos o que são:

Fotos Borradas: fotografias tirada de um objeto em movimento (se a câmera estiver em movimento é uma foto tremida, atenção!), que dão a ideia de borrão na foto. Para esse efeito a velocidade do obturador tem que ser igual ou menor a 8. Exemplo abaixo:
                        

                                                                         


As três fotos acima foram tiradas com ISO 100, velocidade do obturador 8 e número f  22.
Foram usadas estas configurações para garantir o efeito da foto borrada. Já que a imagem tinha bastante luz, o ISO ideal era esse. E como a velocidade do obturador estava lenta, sua abertura tinha que ser pequena, para a fotografia não captar luz em excesso e danificar o efeito.




Foto com moldura: tentar encontrar algo numa paisagem que sirva como uma moldura para alguma cena principal que se queira fotografar. A moldura pode ser algo circundando o centro da foto ou o próprio centro pode servir de moldura para uma cena. A foto abaixo ilustra um exemplo simples de moldura, onde foi aproveitado um corrimão para servir de moldura ao objeto principal. 





Foto Geométrica: esta composição é usada para melhor dispor, em uma imagem, objetos (naturais ou não) que tenham formas geométricas marcantes. A regra dos terços pode ser usada no objeto que mais se destaca geometricamente. NÃO FIZ UMA FOTO DESTE EXEMPLO, POIS NÃO CONSEGUI ENXERGAR EM CACHOEIRA NADA PARA SATISFAZER A PROPOSTA. TIVE DIFICULDADE E PREFERI NÃO FAZER NENHUMA FOTO (MESMO QUE SAÍSSE ERRADA)


           Aprendemos também, através de um dos seminários sobre fotografia apresentados por uma colega de sala, duas técnicas de fotografia:

a)fotografia extra quadro- ela mostra algo, mas não mostra tudo. Ou seja, mostra uma cena, que provavelmente tem uma "continuação", mas deixa o espectador na curiosidade de saber o que há além daquela cena. Exemplo:

A surpresa que Evelin Querino ganhou deixou-a feliz.


b) fotografia metafórica- não se preocupa em registrar rostos ou identificar pessoas numa cena. Pode captar qualquer imagem, contanto que queira transmitir alguma mensagem. Exemplo:


Pode parecer doloroso, mas às vezes é necessário abandonar seu lar em busca de oportunidades.





5 comentários:

  1. Ficaram legais as fotos, só a que Thainá está com a bolsa que achei que o borrado seria apenas na bolsa, mas no geral estão ótimas, mesmo faltando a 'Geométrica'!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. (Depois de algumas tentativas, consegui comentar sem nenhuma interferência do sistema)

    Ficaram boas as fotos, metafórica (é hora de partir), extra quadro, passou uma curiosidade do que se tem dentro da caixa, moldura ta legal, as borradas estão criativas, só a de Thainá com a bolsa, como Mariana citou também, que ficou tremida, prejudicou um pouco o borrado. Mas quanto as fotos no geral, estão ótimas.

    ResponderExcluir